terça-feira, 31 de maio de 2011
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Ler não é hábito, ler é prazer.
terça-feira, 24 de maio de 2011
O Prazer de ler
Todos falam sobre leitura, mas parece algo que está impossível de alcançar; deixemos um pouco de lado as novelas, os programas inúteis e leiam mais, só assim descobrirás a magia e as respostas para várias perguntas. Pensem nisso!
Poema : A um poeta
Olavo Bilac
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua!
Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço: e trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego
Não se mostre na fábrica o suplicio
Do mestre. E natural, o efeito agrade
Sem lembrar os andaimes do edifício:
Porque a Beleza, gêmea da Verdade
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade
Poetas
Para algumas pessoas que ainda não ouviram falar de um poeta que acha que despraticar a norma é uma virtude em poesia e que a linguagem é mais importante do que as ideias.Estamos falando de Manoel de Barros, nasceu cuiabano, mas com um ano de idade já era pantaneiro. Depois de estudar em internato no Rio de janeiro, onde se encantaria com Padre Vieira e Rimbaud, e de um ano
" Publiquei meu primeiro livro aos 19 anos. Ninguém me viu, publiquei aos 22, aos 28, aos 70 e ninguém me viu. Me acostumei com o silêncio. Eu sou conformado como um sapo".
"sabemos todos que poesia não se aprende na escola. Acho que é um dom que se vai mostrando devagar. Outros acham que poesia não é um dom - é uma disfusão cerebral. é consequência de um parafuso a mais ou a menos na cabeça. Porque despraticar as normas é virtude
" O
terça-feira, 3 de maio de 2011
Como surgiu o clube da leitura?
Da maneira mais simples possível.
Um dos momentos mais prazerosos no trabalho da biblioteca é o encontro com alunos que gostam de compartilhar da leitura. Num desses bate papos surgiu a idéia vinda de três alunas. Marcella Samyla, Laiane Oliveira e Laís Oliveira: - por que não fundamos o Clube da Leitura? Topei na hora ,daí elaboramos cartazes e logo foi um sucesso. No dia e hora marcada todos estavam presentes entusiasmados. E a cada dia surgem mais interessados em participar do clube. Então dividimos por etapas 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, 6º ano, 6ª série e da 7ª Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio. Como funciona? Reunindo o grupo, escolhendo o livro a ser lido, e a data do próximo encontro para a discussão. Próxima reunião dia 16/05/2011. Horário a combinar. Após alguns ajustes de grupos iremos divulgar os nomes de todos os participantes.
“Ler é uma gostosa brincadeira”.