terça-feira, 31 de maio de 2011

No último dia 27 mais um grupo do Clube da Leitura reuniu-se na nossa biblioteca, as alunas; Letícia Costa, Lays, Samara, Alice, Fernanda, Lorena, Anna Laura, Heloisa e Isa Gabriela do 6º ano para discutir sobre os livros lidos, desta vez foi diferente elas optaram por um autor, Pedro Bandeira e obras literárias diferentes como; Descanse em Paz Meu Amor, Rosa Flor e a Moura Torta, Brincadeira Mortal, O grande Desafio, Gente de Estimação, Prova de Fogo, A droga da Obediência e Mariana, durante o encontro cada uma fez um relato e o seu ponto de vista sobre a temática. Foi excelente e assim podemos perceber o quão é importante a leitura na vida de cada um, e o potencial intelectual da nossa garotada. Essas meninas são maravilhosas! Parabéns.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ler não é hábito, ler é prazer.

Quer saber como foi o nosso primeiro encontro do Clube da Leitura? Vou falar um pouco pra você, até mesmo pra deixar aquela inveja boa no ar. O nosso primeiro livro foi "A cabana", e a temática foi excelente, pois cada um teve a oportunidade de expressar o seu ponto de vista, fazer a sua reflexão, fazer analogias entre algumas passagens do livro com a vida real. Pois nosso objetivo não é analisar a obra literária como críticos e sim estimular a leitura e a interpretação de acordo o ponto de vista de cada leitor. Sou suspeita em falar sobre o quanto é bom ler por trabalhar em uma biblioteca e ser apaixonada por leitura, mas, não existe nada que substitua o PRAZER de ler.
Sem contar que estamos desenvolvendo com as turmas do Ensino Fundamental o clube da leitura semanal, e fico maravilhada ao perceber o quanto as crianças estão envolvidas com projeto. Durante os nossos encontros eu ouço depoimentos tipo assim: - Eu estou adorando participar pois, estou descobrindo um mundo novo! Um outro aluno disse: - Ler é tão bom, e as cores do livro não faz diferença, pois eu li o livro que fala sobre a vida de Albert Einsten e as gravuras são em preto e branco, e eu conheci a vida de um grande cientista que quando era criança já estava à frente do seu tempo! Eu quero ler mais sobre ele. Palavras do aluno Antonio Nicássio 4º ano. Isso é bom de mais e eu estou muito feliz!

terça-feira, 24 de maio de 2011

O Prazer de ler

Todos falam sobre leitura, mas parece algo que está impossível de alcançar; deixemos um pouco de lado as novelas, os programas inúteis e leiam mais, só assim descobrirás a magia e as respostas para várias perguntas. Pensem nisso!

Poema : A um poeta


Olavo Bilac
Longe do estéril turbilhão da rua,
Beneditino escreve! No aconchego
Do claustro, na paciência e no sossego,
Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua!

Mas que na forma se disfarce o emprego
Do esforço: e trama viva se construa
De tal modo, que a imagem fique nua
Rica mas sóbria, como um templo grego

Não se mostre na fábrica o suplicio
Do mestre. E natural, o efeito agrade
Sem lembrar os andaimes do edifício:

Porque a Beleza, gêmea da Verdade
Arte pura, inimiga do artifício,
É a força e a graça na simplicidade

Poetas

Para algumas pessoas que ainda não ouviram falar de um poeta que acha que despraticar a norma é uma virtude em poesia e que a linguagem é mais importante do que as ideias.Estamos falando de Manoel de Barros, nasceu cuiabano, mas com um ano de idade já era pantaneiro. Depois de estudar em internato no Rio de janeiro, onde se encantaria com Padre Vieira e Rimbaud, e de um ano em Nova York, onde estudaria cinema e artes plásticas, Manoel de Barros enfou-se no pantanal, em 1949, para tornar-se fazendeiro, sem deixar de publicar seus livros, que já passam de duas dezenas.
" Publiquei meu primeiro livro aos 19 anos. Ninguém me viu, publiquei aos 22, aos 28, aos 70 e ninguém me viu. Me acostumei com o silêncio. Eu sou conformado como um sapo".

"sabemos todos que poesia não se aprende na escola. Acho que é um dom que se vai mostrando devagar. Outros acham que poesia não é um dom - é uma disfusão cerebral. é consequência de um parafuso a mais ou a menos na cabeça. Porque despraticar as normas é virtude em poesia.
" O
que marca a eternidade de um artista é a sua linguagem e não as suas ideias"

terça-feira, 3 de maio de 2011

Como surgiu o clube da leitura?


Da maneira mais simples possível.

Um dos momentos mais prazerosos no trabalho da biblioteca é o encontro com alunos que gostam de compartilhar da leitura. Num desses bate papos surgiu a idéia vinda de três alunas. Marcella Samyla, Laiane Oliveira e Laís Oliveira: - por que não fundamos o Clube da Leitura? Topei na hora ,daí elaboramos cartazes e logo foi um sucesso. No dia e hora marcada todos estavam presentes entusiasmados. E a cada dia surgem mais interessados em participar do clube. Então dividimos por etapas 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I, 6º ano, 6ª série e da 7ª Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio. Como funciona? Reunindo o grupo, escolhendo o livro a ser lido, e a data do próximo encontro para a discussão. Próxima reunião dia 16/05/2011. Horário a combinar. Após alguns ajustes de grupos iremos divulgar os nomes de todos os participantes.

“Ler é uma gostosa brincadeira”.